05/04/2012 - Porsche lamenta morte do criador do lendário 911
O presidente de honra do conselho supervisor da Porsche, Ferdinand Alexander Porsche, morreu na última quinta-feira, dia 05, em Salzburg, na Áustria, aos 76 anos. A empresa decretou luto. “Estamos de luto pela morte de nosso parceiro Ferdinand Alexander Porsche. Como criador do Porsche 911, ele estabeleceu uma cultura em nossa companhia que segue em nossos carros esportivos até hoje. Sua filosofia de bom design é um legado que honraremos eternamente”, declarou Matthias Müller, presidente e CEO da Porsche AG.
Ferdinand Alexander Porsche nasceu em Stuttgart, na Alemanha, em 11 de dezembro de 1935. Sua infância foi marcada por carros e ele passou a maior parte de seu tempo nos escritórios de engenharia e em oficinas de desenvolvimento de seu avô Ferdinand Porsche. Em 1958, F.A. Porsche, como era conhecido por seus colegas, ingressou no escritório de engenharia do que era então a Porsche KG. Ele logo provou ter grande talento para design quando esculpiu em pasticina o primeiro modelo do veículo que sucederia os da linha 356. Em 1962, ele assumiu o estúdio de design da Porsche, criando frenesi mundial no ano seguinte com o Porsche 901 (ou 911). Com o Porsche 911, F.A. Porsche criou um ícone dos carros esportivos, cujas formas clássicas e atemporais sobrevivem até hoje na sétima geração do carro. No entanto, além de veículos de passageiros, F.A. Porsche se preocupou com o design de carros de competição na década de 1960. Seus trabalhos mais conhecidos incluem o carro de Fórmula 1 Type 804 e o Porsche 904 Carrera GTS.
Durante a transformação da Porsche KG em uma sociedade anônima, em 1971 e 1972, Ferdinand Alexander Porsche, assim como todos os outros membros da família, saiu da linha de frente de operações comerciais da companhia. Em 1972 ele fundou o “Porsche Design Studio” em Stuttgart, o principal escritório do estúdio que seria transferido para Sell am See, na Áustria, em 1974. Nas décadas seguintes, ele desenhou inúmeros acessórios para homens, como relógios, óculos e canetas, que tiveram reconhecimento global sob a marca “Porsche Design”. Em paralelo, com sua equipe, ele desenhou inúmeros produtos industriais, ferramentas domésticas e bens duráveis para clientes internacionalmente renomados sob a marca “Design by F.A. Porsche”. O lema era: “O design deve ser funcional e a funcionalidade tem de ser traduzida visualmente em uma estética sem nós que tenham que ser explicados primeiro”. F.A. Porsche explica: “Um produto desenhado de forma coerente não exige adornos. Deve ser realçado por sua forma somente”. Sua convicção era; “O bom design tem de ser honesto”.
Ferdinand recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho como designer e por projetos individuais. Em 1968, o “Comité Internationale de Promotion et de Prestige” o homenageou pela estética do Porsche 911. Em 1992 foi vencedor de prêmio do Fórum de Design Industrial de Hannover (iF) e em 1999, o presidente da Áustria o concedeu o título de Professor. Ele permaneceu a vida toda em próxima associação com a Porsche AG como parceiro e membro do conselho supervisor. Mesmo quando saiu da linha de frente das operações comerciais, ele contribuiu para o design dos carros esportivos da marca por muitas décadas e repetidamente colocou a companhia na direção correta. Esse foi especialmente o caso durante um período difícil da Porsche no começo da década de 1990. De 1990 a 1993, F.A. Porsche foi presidente do conselho supervisor da empresa e teve importante papel na reviravolta econômica da companhia. Em 2005 ele deixou seu papel no conselho em favor de seu filho Oliver e assumiu a presidência de honra.
Ferdinand Alexander Porsche será enterrado no túmulo de sua família, em Zell am See, na presença de seus parentes mais próximos.